Carcinoma Basocelular
O carcinoma basocelular é um tumor cutâneo que se origina das células da parte mais profunda da epiderme, que é a camada superficial da pele. É o câncer mais frequente no mundo todo.
Esse tumor raramente metastatiza ( se espalha), mas pode ter um crescimento local agressivo e invasivo. O diagnóstico precoce do carcinoma basocelular é muito importante, principalmente nas chamadas “áreas nobres”, na face e pescoço, especialmente próximas aos olhos, nariz, boca e orelhas.
O carcinoma basocelular tem como principal causa a exposição solar ao longo dos anos e por isso áreas expostas ao sol e pessoas de pele clara são mais acometidos.
Ele costuma aparecer como uma ferida ou uma “bolinha” que não cicatriza com o passar dos meses. O diagnóstico do carcinoma basocelular é feito pelo exame clínico e dermatoscopia. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para a confirmação do diagnóstico e para avaliar o tipo histológico do tumor.
Há diversas formas de tratamento para o carcinoma basocelular, variando do uso de cremes até cirurgias, de acordo com o tipo histológico, localização e tamanho do tumor. Em casos específicos de doença avançada, radioterapia e terapia sistêmica podem estar indicadas.